develop own website

BAIRRO SERVILUZ

Com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos da capital cearense, o bairro Serviluz é situado entre a Praia do Futuro e a Av. Beira Mar de Fortaleza e é considerado uma área com problemas de pobreza, falta de saneamento e violência, intensificada, principalmente, pela rivalidade entre gangues. Segundo dados divulgados pelo Censo Demográfico 2010 do IBGE, o bairro é o 14º mais pobre dos 119 que existem na cidade. Seu nome original é Cais do Porto, mas devido a Companhia de Força e Luz de Fortaleza (Serviluz) ter sido instalada no local na década de 1950, o lugar acabou virando referência e o bairro passou a ser chamado pelo nome da Companhia.

O Serviluz foi formado a partir do deslocamento de moradores da Praia Mansa, na década de 40, por causa da construção do Porto do Mucuripe. Conhecido também como o “Bairro do Estaleiro”, o local hoje possui em torno de 30 mil habitantes e ficou conhecido pelo potencial do surfe, principalmente depois da surfista Tita Tavares, nascida na região, ter sido consagrada internacionalmente no esporte.

Em meio à história do bairro, que reserva bons e maus bocados para os moradores da região, várias associações foram criadas local para beneficiar a população que sempre foi pouco assistida pelo governo. De escolas de surfe a projetos de inclusão digital, o bairro já conta com uma média de 30 associações como Serviluz Sem Fronteiras, Escola Beneficente de Surf do Titanzinho (EBST), Titanzinho Digital, entre outras. Devido aos altos índices de violência no Serviluz, gangues se formaram no bairro e acabaram por influenciar fortemente na convivência de todos os moradores da área. Consequência disso é a rivalidade existente entre as três comunidades do Serviluz, popularmente conhecidas como Titanzinho, Pracinha e Estiva. Adultos, jovens e crianças começaram a se odiar de uma forma que impedia o encontro, fazendo crescer muralhas simbólicas entre as comunidades do mesmo bairro. A marginalização, as drogas e as mortes eram o resultado crescente desse ódio. A briga entre gangues impedia, inclusive, que moradores passassem de uma localidade para outra.

ENDEREÇO

Rua São Gerardo, 54
Serviluz, Fortaleza-CE

CONTATOS

(85)987561978
(85)985254212

EMAIL

projeto.metamorfose2012@gmail.com